Pindorama
Origem do Nome: Derivada do Tupi-Guarani, a palavra Pindorama significa "Terra das Palmeiras" e, diz a história, que seria o nome pelo qual os nativos chamavam as terras brasileiras quando do descobrimento pelas Naus Portuguesas comandadas por Pedro Alvares Cabral.Índios que vivem no litoral do Brasil.
Sobre os Índios Potiguaras
Potiguara era a denominação dos índios que no Século XVI habitavam o litoral do Nordeste do Brasil, aproximadamente entre as atuais cidades de João Pessoa, na Paraíba, e São Luis, no Maranhão. Variantes do nome, nos documentos históricos, são: Potygoar, Potyuara, Pitiguara, Pitagoar, Petigoar, entre outros. Não há acordo sobre o significado do nome, que geralmente é traduzido como ‘pescadores de camarão’ ou ‘comedores de camarão’.
Um documento de 1601 se refere a 14.000 indígenas da tribo Potiguara assistidos pelos franciscanos, somente na Paraíba.
Uma população de aproximadamente 19 mil indígenas.
Se concentram numa área do litoral norte paraibano situada entre os rios Camaratuba e Mamanguape, dentro de um conjunto de aldeias que constituem três Terras Indígenas (TIs) contíguas, perfazendo um total de 33.757 hectares.
Os Potiguara, provavelmente, são os únicos dentre os povos indígenas situados no Brasil, a viverem no mesmo lugar desde a chegada dos colonizadores há 500 anos. A permanência, contudo se deu a custa de resistência às investidas de diversos invasores.
Índios Potiguaras da Paraíba.
Fontes de Pesquisa
Índios Potiguara- https://historiapratodomundo.wordpress.com/2014/03/26/sobre-os-indios-potiguaras/
Imagem da localização dos índios no litoral- https://www.google.com.br/search?q=mapa+do+Brasil+antes+de+1500&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjn35XpudXMAhXITZAKHSX5C-UQ_AUIBygB&biw=1422&bih=714&dpr=0.9#tbm=isch&q=mapa+do+Brasil+antes+de+1500+com+a+localiza%C3%A7%C3%A3o+das+tribos+ind%C3%ADgenas+que+habitavam+o+litoral&imgrc=N2vGBujTwwjbtM%3AImagem dos índios Potiguaras- https://www.google.com.br/search?q=indios+potiguaras&espv=2&biw=1422&bih=714&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjTx6GtutXMAhUMmJAKHSmtABgQ_AUIBigB&dpr=0.9#imgrc=PR4r2Wix3QGidM%3A
Nenhum comentário:
Postar um comentário